O final do período Edo no Japão, em meados do século 19, foi uma época de intensa influência estrangeira no país asiático, o que não agradou a muitos - especialmente por conta da tradição fechada da sociedade nipônica. Mas, independentemente do gostar ou não da população, esses foram anos que trouxeram aos japoneses muitas mudanças - e, como consequência, também deram vazão a muita xenofobia.
He-gassen/Waseda University Library
Todo esse contexto de embate entre o ‘novo’ e o ‘velho’ serviu de grande inspiração para muitos artistas na época, que buscaram retratá-lo das mais diversas formas. Mas um grupo de artistas, em específico, destacou-se por trazer uma interpretação da conjuntura do país um tanto quanto curiosa. Trata-se do pergaminho ‘He-gassen’, que numa tradução livre significa “batalha de peidos”.
He-gassen/Waseda University Library
O He-gassen é uma longa série de pinturas feitas no estilo tradicional japonês, na qual é representada uma batalha épica entre guerreiros, cuja principais armas parecem ser, como já sugerido em seu nome, o uso da flatulência.
He-gassen/Waseda University Library
A história dessa singular obra é, até hoje, bastante incerta. A hipótese mais aceita pelos especialistas é a de que que ela tenha surgido por volta de 1840, e que tenha sido feita por um grupo de pessoas ao longo dos anos, não sendo, assim, uma obra de um só artista.
He-gassen/Waseda University Library
Sua interpretação também divide opiniões. Alguns estudiosos sugerem que a pintura foi uma espécie de cartum político que intencionava criticar a influência ocidental no país. Essa visão tem como base o contexto histórico da época, no qual muitos acordos comerciais desfavoráveis eram impostos no país pela Europa e Estados Unidos, que, além disso, traziam consigo novas ideias, como a religião cristã, as quais eram consideradas uma ameaça à cultura japonesa.
He-gassen/Waseda University Library
Dessa forma, acredita-se que o pergaminho de He-gassen foi uma forma de ataque velado aos ocidentais.
He-gassen/Waseda University Library
Por outro lado, não há para negar o lado cômico da obra. Em particular porque, à época, os fatídicos ‘puns’ eram um assunto muito apreciado pelos japoneses. Em várias outras pinturas do período é possível se ver pessoas sendo levadas por rajadas de flatulência.
Seja como for, o pergaminho de He-gassen se tornou famoso mundo afora. E você pode se divertir com mais imagens dele logo abaixo.







Engraçado demais, não é?