Chinês pega infecção pulmonar após cheirar diariamente suas próprias meias sujas
Chinês pega infecção pulmonar após cheirar diariamente suas próprias meias sujas
O quadro intrigou os médicos locais - e comprovou que chulé pode sim ser letal
Postado em 18/12/2018
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Algumas histórias têm tantas coisas estranhas que você nem sabe por onde começar. É o caso do ocorrido com este homem, de 37 anos, em Zhangzhou, na província chinesa de Fujian. 


Hospitalizado, no começo do mês, com um quadro gravíssimo de infecção pulmonar, o chinês, de sobrenome Peng, deixou os seus médicos intrigados, pois não fazia o menor sentido que um adulto saudável como ele fosse acometido por uma condição tão severa sem nenhum motivo aparente.


Mas como para tudo existe uma explicação… eis que Peng resolveu confessar um hábito peculiar seu: todos os dias, ao chegar do trabalho, ele gostava de tirar suas meias sujas e…  dar uma cheiradinha básica nelas. E foi justamente isso que o levou direto ao pronto-socorro. 


(Raio-x dos pulmões do sr. Peng mostrando o nível da infecção fúngica. Foto: AsiaWire/Reprodução)De acordo com o noticiário New Straits Times, o homem havia contraído, em decorrência de sua prática inusitada, uma infecção fúngica nos dois pulmões. Isso porque, ao cheirar suas meias, ele acabava também por aspirar vários esporos de uma espécie de fungo tipicamente encontrada em calçados. Uma vez inalados, os esporos logo percebiam nos pulmões do chinês um ambiente fértil para seu crescimento e não pensavam duas vezes antes de ali germinar. 


É aí, então, que todos os problemas de saúde do pobre cidadão começaram.


Segundo os médicos do caso, além do hábito pouco aconselhável do paciente, havia ainda um outro fato agravante. Aparentemente, o sr. Peng andava muito estressado e, como consequência, tinha também a imunidade baixa. Essa combinação é bastante perigosa, pois torna a ocorrência de quadros infecciosos como aquele muito mais provável.  


Felizmente, contudo, os prognósticos para o chinês são os melhores possíveis. O seu tratamento segue sendo muito bem sucedido, e há previsão de que ele deva estar completamente recuperado em apenas alguns dias.


Só esperamos que ele mantenha suas meias limpas… e longe das narinas.