Chinesa tem mais de 2 mil cálculos biliares removidos após passar anos sem tomar água
Chinesa tem mais de 2 mil cálculos biliares removidos após passar anos sem tomar água
Com dores abdominais terríveis, Sra. Wang chocou os médicos com a quantidade de pedras na sua vesícula
Postado em 18/01/2019
Foto: World of Buzz/Reprodução

Você já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? E que você deveria tomar, em média, uns dois litros de água diariamente? Pois bem, uma chinesa de 39 anos, residente em Guizhou, resolveu ignorar todos esses conselhos básicos e… olha, o resultado não foi dos mais agradáveis.


Devido a suas práticas alimentares pouco saudáveis, a mulher, identificada como Sra. Wang, havia desenvolvido há anos uma úlcera no estômago, o que lhe causava ocasionalmente algumas dores abdominais. Mas, como ela já estava acostumada, ela apenas tomava uma medicação paliativa, e logo a dor sumia. 


Acontece que, nos últimos dias, ela apresentou um quadro mais severo de desconforto no ventre e, mesmo tomando a medicação usual, a dor continuou ali latente. Foi então que ela correu para um hospital, onde foi informada de que teria de passar por uma cirurgia para remover os vários cálculos biliares formados em seu corpo.


(Mais de 2 mil pedras, com diâmetros de até 1 cm, foram encontradas na vesícula da chinesa. Foto: ET Today/Reprodução)

Durante o procedimento, chamado laparoscopia, os médicos ficaram chocados com número de cálculos que tiraram de Wang - foram encontradas mais de 2 mil pedras formadas em sua vesícula biliar - um caso raríssimo na literatura médica. Outro fato que também impressionou os cirurgiões foi o tamanho dos cálculos. Segundo relatório médico, um deles chegou a ter 1 centímetro de diâmetro. 


Em análise do caso, os doutores concluíram que, embora haja outros fatores determinantes para o desenvolvimento de cálculos biliares, a baixa hidratação de Wang bem como sua dieta pobre foram decisivos para o acúmulo das pedras em sua vesícula.


Atualmente, a chinesa segue em recuperação, mas o prognóstico é muito bom - especialmente se ela resolver mudar seus hábitos alimentares.


E para você que não gosta de tomar água, fica o recado. Tente tomar pelo menos 2 litros todos os dias se não quiser enfrentar dores horríveis como a pobre Wang.