Conheça a Caverna dos Cristais, o lugar que vai tirar o seu fôlego
Conheça a Caverna dos Cristais, o lugar que vai tirar o seu fôlego
Escondido no fundo da terra, está um dos lugares mais impressionantes do planeta
Postado em 22/06/2018

Com belas paisagens naturais, uma história riquíssima, várias tradições culturais sem igual e uma culinária de deixar qualquer um babando, não é difícil encontrar razões para ficar fascinado pelo México, não é mesmo?


E se nós te dessemos mais um motivo?


Fotos: Carsten Peter/National Geographic Creative 


Apesar de parecer que foram tiradas diretamente de um filme de ficção científica, essas fotos são de um lugar bastante real:  a Caverna dos Cristais.


Localizada na cidade de Naica, no estado mexicano de Chihuahua, a caverna faz parte de um complexo de minas e permaneceu escondida durante séculos devido ao seu local de difícil acesso.




Descoberta apenas em 2000, a mina intrigou geólogos e outros pesquisadores que viram nas suas formações minerais e ambiente inóspito um potencial para descobertas científicas extraordinárias.


E, realmente, as descobertas não tardaram. Em 2017, uma equipe de pesquisadores da NASA anunciou que haviam sido descobertas formas de vida microscópicas nas cavernas de Naica.


Os micróbios estiveram “adormecidos” durante milhares de anos dentro dos cristais e podem fornecer aos pesquisadores informações valiosas sobre a história da vida microscópica no nosso planeta e, possivelmente, no universo.





Antes que você comece a fazer as suas malas é importante darmos um aviso: a mina não está aberta ao público.


A Caverna dos Cristais não somente está a quase 300 metros de profundidade, como também apresenta temperaturas na faixa de 40º-50º e tem, em seu interior, umidade do ar de até 100%, o que pode levar ao acúmulo de líquido nos pulmões.


Além do mais, mesmo com todos os equipamentos necessários para sobreviver a essas condições, a exploração já não mais é possível já que, como foi reportado, as bombas d’água que preveniam a inundação das minas foram desligadas no começo do ano passado.




Uma pena, não é mesmo? Pelo menos temos essas belas fotos para nos consolar.


E você, que lugares incríveis como este você gostaria de visitar?