Copa do Mundo: Inteligência Artificial prevê quem irá levar o mundial da Rússia
Copa do Mundo: Inteligência Artificial prevê quem irá levar o mundial da Rússia
Será que o Brasil está entre os favoritos?
Postado em 18/06/2018
O gato Aquilles, “vidente oficial” da Copa da Rússia. Foto: Prefeitura de São Petesburgo/Divulgação

Depois que o incrível polvo Paul - o qual acertou 12 das 14 previsões que fez para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul - faleceu logo após o fim do campeonato, o mundo do futebol ficou carente de um novo “vidente oficial”.


Para a Copa de 2018, na Rússia, o gato Aquilles até recebeu uma “benção” da FIFA para ser o novo “bicho-vidente” do campeonato. Mas se a ciência tiver algo a dizer sobre isso, Aquilles terá que ralar muito para manter o seu status.


Isso porque um grupo de pesquisadores alemães e belgas desenvolveu um mecanismo de inteligência artificial capaz de estimar quais seriam as Seleções com a maior probabilidade de vencer o mundial.


Para isso, a IA realizou mais de 100.000 simulações do torneio, considerando vários fatores, como o nível de riqueza dos países, a média de idade dos jogadores, títulos acumulados no passado, entre outros.



Segundo os resultados, a Espanha é a favorita para levar o título, com 17,8% de chances de ganhar. Logo atrás estão os atuais campeões mundiais da Alemanha, com 17,1% de chances.


A Seleção brasileira está em terceiro lugar, com 12,3% de chances de se tornar a primeira Seleção hexacampeã do mundo.


As previsões ficam ainda mais interessantes quando mostram os resultados das eliminatórias: o mais provável, segundo a IA, é que Alemanha e Brasil se enfrentam na final, com a Seleção do país europeu levando a melhor mais uma vez.



Para todos que tiveram flashbacks traumáticos do 7x1, é bom lembrar que essas são previsões aproximadas e não levam em consideração todas as reviravoltas emocionantes que sempre tornam as Copas do Mundo eventos memoráveis.


Afinal, se depender da Seleção mexicana, os alemães sequer se classificam para as oitavas de final.


E aí, você está fazendo parte de algum bolão? Em quem você apostou para levar o título mundial? Conte-nos nos comentários!