Nerd Power! Estudo mostra que pessoas mais inteligentes usam óculos
Nerd Power! Estudo mostra que pessoas mais inteligentes usam óculos
Pelo visto, o estereótipo do “gênio quatro-olhos” não é só ficção
Postado em 5/06/2018


Se pedirem para você imaginar uma pessoa inteligente, você provavelmente vai imaginar uma pessoa com… óculos, não é mesmo? Por incrível que pareça, talvez  o estereótipo de “pessoas inteligentes que usam óculos” não seja só parte da nossa imaginação.


Um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, mostrou algo que a cultura pop vem retratando há muitos anos: pessoas mais inteligentes costumam usar óculos.


Segundo o estudo, realizado com mais de 300 mil pessoas e publicado na revista Nature, pessoas mais inteligentes têm 30% a mais de chance de serem geneticamente predispostos a desenvolver problemas de visão.


Mas nem todas as “cegueiras” foram criadas iguais: o estudo também mostra que pessoas mais inteligentes têm uma menor predisposição genética a desenvolver hipermetropia – a incapacidade de ver de perto.



E se você, leitor(a) genial, está triste porque teve que “pagar” pelo seu intelecto com graus de miopia, nem tudo está perdido.


Entre outras vantagens genéticas, os mais inteligentes parecem ter uma menor probabilidade de desenvolver depressão, câncer de pulmão ou ataques cardíacos, entre outras vantagens.


Todas essas descobertas vêm com um grande “porém”: ainda não se tem certeza sobre o porquê dessas associações. Como se costuma dizer no meio científico, “correlação não é causação” – ou seja, não é porque acontecem ao mesmo tempo que uma coisa necessariamente cause a outra.


Nesse caso, antes que você vá mudar todas as suas fotos no Tinder, o recomendável é esperar para que os pesquisadores possam explorar com mais cuidado a relação entre inteligência e uso de óculos.


Mas não é como se você já não soubesse disso, não é mesmo? (⌐▨ᴗ▨)☆