Encontrados indícios de que ‘planeta secreto’ pode estar escondido no sistema solar
Encontrados indícios de que ‘planeta secreto’ pode estar escondido no sistema solar
Novas evidências intrigam astrônomos
Postado em 6/06/2018


Controvérsias sobre Plutão à parte, todos sabemos que existem, pelo menos, oito planetas no Sistema Solar: além da Terra, temos Mercúrio, Vênus, Marte, Saturno, Júpiter, Urano e Netuno.


Então, o que você diria se fosse revelada a existência de um Nono Planeta?


Não, não é Plutão...Essa possibilidade foi levantada por um grupo de astrônomos que observava a trajetória de um asteroide chamado 2015 BP519.

O BP519, que estava de passagem pelo Sistema Solar, chamou a atenção dos pesquisadores pela sua trajetória incomum. O grande mistério é que a rota percorrida pelo asteroide não batia com as previsões feitas com base nos planetas já conhecidos.


Após a realização de vários testes, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a trajetória misteriosa do asteroide poderia ser explicada pela chamada “hipótese do Nono Planeta”.


Como seu nome já pode indicar, a hipótese considera a existência de um nono planeta no Sistema Solar que, de tão distante do Sol, não consegue ser observado pelos nossos telescópios aqui da Terra.


A gravidade do “planeta misterioso” estaria influenciando alguns dos objetos que vêm de fora do Sistema Solar, levando às trajetórias esquisitas por vezes observadas entre os vários visitantes que passam pelas nossas bandas.


Ele não só é um “enxerido”, como também se estima que o novo planeta seja um gigante, aproximadamente 10 vezes maior que a Terra. Isso o tornaria o segundo maior planeta do Sistema Solar, um pouco menor que o atual campeão, Júpiter.


Não é a primeira vez que a hipótese do Nono Planeta é levantada no meio acadêmico. Outros estudos em 20142016 e 2017 já haviam encontrado evidências para a possibilidade de esse planeta escondido estar “mexendo” com os astros. Porém, nenhum havia apresentado evidências tão contundentes quanto o BP519. 


É, pessoal, talvez estejamos perto de uma das maiores descobertas astronômicas dos nossos tempos. Preparados para atualizarem seus mapas do Sistema Solar?

De novo...

E você? Se um Nono Planeta for mesmo descoberto, que nome você gostaria de dar para ele?