Com esta ferramenta você vai poder descobrir quando uma notícia no Facebook é falsa
Com esta ferramenta você vai poder descobrir quando uma notícia no Facebook é falsa
É o verdadeiro fim das notícias falsas! Saiba como funciona!
Postado em 16/05/2018
Facebook
O Facebook vem sempre se atualizando e, dessa vez, a atualização vai ser pesada!


Na próxima semana, o Facebook vai lançar no Brasil uma ferramenta de verificação para notícias falsas. Esta ação é, na verdade, uma parceria com duas agências de checagem, a Aos Fatos e a Agência Lupa.


Esta verificação vai ser feita a partir de denúncias feitas pelos próprios usuários do Facebook. Vai ser possível indicar à rede social se uma notícia realmente deve ser considerada falsa. Com isso, o Facebook vai poder fazer com que a promoção desse post em específico sofra uma drástica redução no feed de notícias dos usuários.

E as páginas que têm o mau hábito de ficar repetidamente compartilhando notícias falsas vão ter seu alcance total reduzido, não apenas o alcance do post com a notícia falsa.

Esta grandiosa novidade foi anunciada na última quinta-feira, dia 10 de maio. Lá nos Estados Unidos, esta ferramenta já vem sendo usada há algum tempo, o que gerou uma redução de mais de 80% no próprio compartilhamento de notícias falsas, as famosas "fake news".

"Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook. Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook", disse a próprio líder de parcerias do Facebook para a América Latina, Cláudia Gurfinkel.

O alcance dos conteúdos falsos vai ser reduzido e, além disso, o Facebook ainda vai enviar algumas notificações para os próprios administradores das páginas em questão, avisando-os que a veracidade do conteúdo está sendo questionada por diversos usuários

E quem não escutar esses avisos vai ter que lidar com alguns problemas, já que essas páginas vão ter seus anúncios completamente banidos.