Qual a melhor idade para aprender um novo idioma?
Qual a melhor idade para aprender um novo idioma?
Aprender uma nova língua não é mais coisa de criança
Postado em 14/05/2018
Enquanto vários estudos foram publicados afirmando que a habilidade de aprender novas estruturas gramaticais é mais intensa na infância, mais precisamente até os 5 anos. Pesquisadores do MIT afirmaram que tal habilidade segue intensa até os 18 anos de idade. De fato, caso os dados anteriores fossem verdadeiros, pessoas que começam os estudos em um novo idioma em qualquer momento da vida, a partir dos 5 anos, teriam grande dificuldade, ou poderiam ser, até mesmo, incapazes de se tornarem fluentes.


O grupo de pesquisa liderado por Joshua Hartsthorne analisou dados de uma amostra online composta por pessoas (nativas e não-nativas) que falam inglês. O observado foi que pessoas que iniciaram os estudos por volta dos 10 até os 12 anos atingiram níveis de fluência igual às pessoas que aprenderam inglês desde o nascimento em conjunto com alguma outra língua. Um fato interessante é pessoas que falam apenas inglês apresentaram uma fluência gramatical levemente superior à ambos os grupos.


Iniciar os estudos de inglês após os 12 anos teve como consequência, segundo o estudo, um nível de fluência inferior, reduzindo pouco a pouco até a idade dos 17 anos. Após os 17 anos perde-se drasticamente a habilidade de aprender um novo idioma, no entanto, os pesquisadores notaram que o número de pessoas que afirmaram ter aprendido inglês entre os 18 e 30 anos é ainda significante.


A número de participantes neste estudo é incrível, enquanto estudos anteriores utilizavam não mais que 250 pessoas, a equipe do MIT conseguiu reunir dados de mais de 600.000 participantes. Alguns pesquisadores discutiram o fato de que o questionário utilizado no teste pode ter sido muito simples comprometendo o resultado final.

Uma conclusão importante é que, de fato, se o aprendizado de um novo idioma é iniciado quando ainda novo, o nível de fluência adquirido será maior, além do fato de que aprender novas estruturas gramaticais será mais fácil. Mas o que o estudo prova é que pessoas que não tiveram a oportunidade de iniciar os estudos quando crianças podem atingir níveis de fluência similares.


E você, o que acha? Você fala mais de um idioma? Qual? Com qual idade você o aprendeu?