Será que Neymar estará pronto para a Copa na Rússia?
Será que Neymar estará pronto para a Copa na Rússia?
O treinador Tite e a comissão técnica dizem que sim, nas oitavas de final.
Postado em 25/05/2018
Neymar se posiciona para a execução do Hino Nacional logo antes de jogo. Foto: Facebook, Neymar Jr.
À medida que a estreia do Brasil na Copa do Mundo se aproxima, uma pergunta fica cada vez mais repetitiva e incômoda: será que Neymar vai estar totalmente recuperado? A resposta não é tão simples quanto parece.

O jogador lesionou o quinto metatarso do pé há exatos três meses e, então, passou por uma cirurgia, aqui no Brasil, com o médico da seleção, Rodrigo Lasmar. Após um longo período de recuperação, retornou a Paris no dia 04 de maio e, no dia 21 do mesmo mês, ele retornou ao país para se juntar ao restante do elenco convocado para a Copa do Mundo.


Momento em que Neymar chega à Granja Comary.

 

A estreia do Brasil na Copa ocorrerá no dia 17 de junho. Isso significa quase quatro meses de recuperação para o atleta, mas será que ele estará pronto? O treinador Tite e a comissão técnica afirmam que apenas nas oitavas de final (se o Brasil chegar lá) que poderemos ver o atleta atingindo 100% do seu potencial físico.


Ainda com 26 anos, essa é a primeira cirurgia por que Neymar passa. Aliando isso ao peso da competição e à expectativa da população com relação não só ao desempenho do jogador, mas da seleção como um todo, fica claro notar que além da parte física deve existir toda uma preparação para que o psicológico do craque não interfira negativamente em seu desempenho.


Tite e a comissão técnica tem um plano, que é integrar o jogador de maneira gradual nos jogos da seleção, começando no dia 3 de junho, em um amistoso contra a Croácia e seguindo no dia 10 em outro amistoso, desta vez contra a Áustria. O jogador já atuou em treinos 11x11 e teve o desempenho esperado de alguém que voltou de uma lesão, jogou bem, mas demonstrou certo incômodo após certas divididas.


Neymar atuando em treino pela seleção.


Essa não é a primeira vez que o país conta com sua principal estrela em condições duvidosas antes da copa em 2002, ano da conquista do Penta o Ronaldo Fenômeno, principal nome do país na época estava se recuperando de lesão no joelho, na época o jogador realizou um corte de cabelo chamativo para desviar a atenção da imprensa e do povo de sua lesão. Funcionou, conquistamos o Penta e Ronaldo marcou os dois gols na final contra a Alemanha.


Oito anos depois, Kaká não teve a mesma sorte o principal nome do país na época vinha sentindo dores na perna esquerda desde 2008 e teve desempenho mediano na copa. E ainda em 2010, quando retornou da África do Sul, realizou uma cirurgia na perna esquerda. Segundo relato do fisiologista Turíbio Leite, o atleta atuou com apenas parte da força física de sua perna esquerda durante o mundial.


Novamente, oito anos depois, o fato de repete. O que você acha? Neymar estará pronto para a copa? Você acha que ele será o fator decisivo na atuação do Brasil no mundial? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.