Quando você achava que já tinha visto de tudo no mundo, eis que o universo te surpreende mais uma vez… Seguindo a toada de sucesso do aplicativo “Pokémon Go”, um grupo católico resolveu criar sua própria versão do jogo, fazendo dela uma forma moderna e interativa de evangelização dos jovens.
A empreitada, que já recebeu até mesmo a bênção do papa, foi lançada sob o nome de “Follow JC Go!” (algo como “Siga Jesus Cristo Go”) e projetada para o evento católico da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Panamá entre 22 e 27 de janeiro do ano que vem.

Repetindo muitos dos gráficos do “Pokémon Go”, o jogo substitui, contudo, os clássicos monstrinhos por imagens sagradas, como “santos, devoções marianas e figuras bíblicas”. Então, em linhas gerais, os jogadores não se aventuram na busca e captura de Pikachus e derivados, mas sim de personagens ligados à religião.
O estilo básico do aplicativo é o mesmo do original, isto é, os usuários devem usar a câmera do seu smartphone para explorar o ambiente ao seu redor e tentar encontrar as figuras cristãs. A única mudança, neste aspecto, é que você não vai jogar uma pokébola no santo para capturá-lo.

Para adquirir uma nova imagem sagrada, o jogador deve responder uma pergunta religiosa pertinente à figura encontrada. Por exemplo, se você encontrasse, digamos, Moisés, ele poderia te perguntar: “Quem disse a seguinte frase: ‘Meu Deus, meu Deus, por que tu me abandonaste?’”.
Por óbvio, apenas os usuários que responderem corretamente às perguntas conseguirão ‘capturar’ as imagens. E para aqueles bem-aventurados que conseguirem coletar todas as imagens sagradas, um final especial é mostrado: tem-se a oportunidade de caminhar lado a lado com uma versão virtual de Jesus Cristo rumo ao paraíso.
“A Igreja nunca teve um projeto como este... este é o aplicativo católico com a tecnologia mais avançada que existe”, declarou Ricardo Grzona, diretor executivo da Fundação Ramon Pané, a responsável pelo jogo.

Além das diretrizes tradicionais do cover cristão de “Pokémon Go”, há também alguns recursos extras, como a possibilidade de adicionar membros ao seu time e a notificação de eventos religiosos nas proximidades do jogador. Conforme conta Grzona, por exemplo, toda vez que o usuário passa perto de uma igreja, ele é encorajado a adentrar o santuário e fazer uma oração.
Se o projeto tocou seu coração, você pode baixá-lo aqui (para dispositivos Android) ou aqui (para dispositivos iOS). Lembrando que, até o momento, o jogo está disponível apenas em espanhol, mas versões em inglês, italiano e português devem ser lançadas em breve.
E aí, vamos seguir o rumo da salvação?