Agora a Igreja foi longe demais: conheça a versão cristã de ‘Pokémon Go’
Agora a Igreja foi longe demais: conheça a versão cristã de ‘Pokémon Go’
Contando até com a bênção do papa Francisco, o jogo ‘Follow JC Go!’ permite que os usuários ‘capturem’ santos e imagens sagradas
Postado em 28/10/2018
Imagem: Divulgação

Quando você achava que já tinha visto de tudo no mundo, eis que o universo te surpreende mais uma vez… Seguindo a toada de sucesso do aplicativo “Pokémon Go”, um grupo católico resolveu criar sua própria versão do jogo, fazendo dela uma forma moderna e interativa de evangelização dos jovens.


A empreitada, que já recebeu até mesmo a bênção do papa, foi lançada sob o nome de “Follow JC Go!” (algo como “Siga Jesus Cristo Go”) e projetada para o evento católico da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Panamá entre 22 e 27 de janeiro do ano que vem.



Repetindo muitos dos gráficos do “Pokémon Go”, o jogo substitui, contudo, os clássicos monstrinhos por imagens sagradas, como “santos, devoções marianas e figuras bíblicas”. Então, em linhas gerais, os jogadores não se aventuram na busca e captura de Pikachus e derivados, mas sim de personagens ligados à religião.


O estilo básico do aplicativo é o mesmo do original, isto é, os usuários devem usar a câmera do seu smartphone para explorar o ambiente ao seu redor e tentar encontrar as figuras cristãs. A única mudança, neste aspecto, é que você não vai jogar uma pokébola no santo para capturá-lo.



Para adquirir uma nova imagem sagrada, o jogador deve responder uma pergunta religiosa pertinente à figura encontrada. Por exemplo, se você encontrasse, digamos, Moisés, ele poderia te perguntar: “Quem disse a seguinte frase: ‘Meu Deus, meu Deus, por que tu me abandonaste?’”.


Por óbvio, apenas os usuários que responderem corretamente às perguntas conseguirão ‘capturar’ as imagens. E para aqueles bem-aventurados que conseguirem coletar todas as imagens sagradas, um final especial é mostrado: tem-se a oportunidade de caminhar lado a lado com uma versão virtual de Jesus Cristo rumo ao paraíso.


“A Igreja nunca teve um projeto como este... este é o aplicativo católico com a tecnologia mais avançada que existe”, declarou Ricardo Grzona, diretor executivo da Fundação Ramon Pané, a responsável pelo jogo.



Além das diretrizes tradicionais do cover cristão de “Pokémon Go”, há também alguns recursos extras, como a possibilidade de adicionar membros ao seu time e a notificação de eventos religiosos nas proximidades do jogador. Conforme conta Grzona, por exemplo, toda vez que o usuário passa perto de uma igreja, ele é encorajado a adentrar o santuário e fazer uma oração. 



Se o projeto tocou seu coração, você pode baixá-lo aqui (para dispositivos Android) ou aqui (para dispositivos iOS). Lembrando que, até o momento, o jogo está disponível apenas em espanhol, mas versões em inglês, italiano e português devem ser lançadas em breve.


E aí, vamos seguir o rumo da salvação?