Por que Justin Bieber está se vestindo tão mal?
Por que Justin Bieber está se vestindo tão mal?
Entenda por que algumas celebridades masculinas têm adotado um estilo tão peculiar (e feio)
Postado em 6/09/2018
(Foto: James Devaney/GC Images)

Já reparou como, de repente, algumas celebridades masculinas começaram a se vestir mal? Como “do nada” atores e cantores surgiram nas ruas com combinações horrendas de camisetas floridas, moletons surrados e cabelos terrivelmente oleosos? 


Pois bem, contra todas as expectativas, esse é novo estilo-tendência de 2018: a chamada moda “scumbro”.


Pete Davidson (Robert Kamau/Getty Images), Jonah Hill (Christopher Peterson/Splash News), Justin Bieber (James Devaney/Getty Images)

“Scumbro? Mas que diabos é ‘scumbro’?” você deve estar se perguntando. Bom, se a imagem acima não foi esclarecedora o suficiente, aqui vão algumas explicações. 


Em primeiro lugar, vamos à etimologia da palavra. Scumbro é a junção das palavras inglesas “scum” (escória, lixo) e “bro” (mano, cara), significando algo como “cara esculhambado”. Um termo perfeito para o visual do Justin Bieber abaixo, não é mesmo?



Os ‘scumbros’ gostam de se vestir com roupas extremamente largas (e caras), misturando camisetas de estampas bizarras, sapatos feios e chapéus ainda mais desajeitados. Apesar de usarem marcas como Gucci, Versace e Prada, eles o fazem de forma a tornarem as roupas intencionalmente horríveis. Eles querem, pois, parecer “desleixados”.



Dúvida? Eis, então, um exemplo. 


Certa vez, alguém comentou no Twitter: “O Diplo está começando a parecer aquele cara que te vende maconha de má qualidade no calçadão de Veneza”. E o dj, ao ler a comparação, ficou tão contente que decidiu postar o print no Instagram, como se fosse um troféu, legendando-o assim: “Objetivos alcançados”.



Embora “chocante”, a nova tendência parece seguir aquela mesma regra imortal da moda masculina: é preciso ser ‘cool’ (ou top) sem aparentar que você está se esforçando muito para isso. O que é incrivelmente irônico, se você for parar para pensar. Afinal, não só é óbvio que montar um visual tão feio demanda muito esforço, como também é evidente que essas celebridades, por mais que tentem deixar suas roupas parecendo artigos encontrados numa lixeira, compram suas peças em lojas nas quais uma pessoa comum não ousaria nem mesmo pôr os pés. 


O estilo ‘scumbro’, por fim, é apenas mais uma daquelas ondas estranhas que emergem, de tempos em tempos, no mundo da moda. Mas que, com sorte, vão embora tão rápido quanto surgiram. (Vocês se lembram das calças-que-viram-bermudas?)


E você, adotaria esse estilo?