Você tem uma conta no Gmail? Grandes chances que sim, não é mesmo? O serviço de mensagens eletrônicas do Google possui mais de 1,4 bilhão de usuários, sendo a plataforma de e-mails mais utilizada do mundo.
Se você for um dos seus usuários, prepare-se para descobrir que talvez as suas mensagens não sejam tão privadas assim…
O jornal americano The Wall Street Journal (WSJ) publicou uma matéria nesta segunda-feira (2) na qual revela que o Google permitiu a empresas parceiras lerem os e-mails privados dos seus usuários.
Um funcionário de uma das empresas parceiras declarou ao WSJ que a prática seria um “segredinho sujo” entre as empresas de tecnologia, para quem a intrusão de mensagens privadas é um hábito “comum”.
Segundo as empresas entrevistadas na matéria, a maior parte da leitura dos e-mails é feita por algoritmos automatizados, mas que milhares de mensagens privadas também são lidas com frequência pelos seus funcionários.
A prática serviria para o desenvolvimento de softwares pelas empresas, que usariam as informações obtidas através das contas dos usuários no desenvolvimento de seus produtos e algoritmos.
As principais “transgressoras” seriam empresas que oferecem serviços baseados na sua conta de e-mails, como os de gestão de mensagens, de planejamento de viagens e de comparação de preços.

A revelação veio 1 ano após o Google anunciar que iria interromper a prática questionável de escanear e-mails de usuários para oferecer anúncios publicitários personalizados dentro do aplicativo do Gmail.
Tanto as empresas, quanto o Google defenderam a prática como legal, afirmando que ela está prevista nos Termos e Condições de Uso do Gmail, os quais são aceitos por todos os usuários que se inscrevem no serviço.
O Google também se defendeu, afirmando que todas as empresas parceiras passam por uma extensiva triagem antes de receberem acesso direto aos e-mails dos usuários.
A empresa indicou que os usuários têm a possibilidade de revogar as permissões de serviços e evitar a prática, caso assim desejarem. Para isso, basta se dirigir à seção de Verificação de Segurança da sua conta Google e clicar em “Remover o Acesso” de aplicativos que contam com acesso ao Gmail.
E você, estava ciente de que havia dado permissão para lerem os seus e-mails?