Sede da Copa do Mundo 2026 é decidida pela FIFA
Sede da Copa do Mundo 2026 é decidida pela FIFA
Votação entre países-membros elege candidatura tripla para sediar o evento
Postado em 13/06/2018

Se você é do tipo que não perde uma Copa do Mundo e já está na Rússia para acompanhar o maior torneio internacional de futebol, prepare-se para comprar ainda mais passagens de avião.


Nesta quarta (13), pela manhã, os países-membros da Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA) realizaram uma votação para decidir qual candidatura assumiria a organização da Copa do Mundo de 2026.


Após a Rússia, em 2018, e o Catar, em 2022, a Copa de 2026 será sediada por todo um continente: Canadá, Estados Unidos e México serão os co-anfitriões oficiais da festa.


Estádio MetLife, na região metropolitana de Nova York, é candidato a receber a final da Copa do Mundo FIFA de 2026
No total, os três países norte-americanos já sediaram 15 eventos oficiais da FIFA, incluindo três Copas do Mundo masculinas (EUA, em 1994; e México, em 1970 e 1986) e três Copas femininas (EUA, em 1999 e 2003; e Canadá, em 2015).

Pela primeira vez na história do torneio, serão 48 Seleções competindo pelo título mais cobiçado do futebol, num total de 80 partidas. A título de comparação, a atual Copa do Mundo, na Rússia, contará com 32 Seleções e 64 partidas.


Até o momento, um total de 23 cidades são candidatas a sede do evento, com outros 150 locais se candidatando para servir como centros de treinamento. Os Estados Unidos sediará o maior número de partidas, incluindo a final do torneio.


As 23 cidades candidatas a sede para a Copa de 2026. Fonte: US Soccer
A seleção da candidatura tripla foi feita por meio de uma votação entre todos os países-membros da FIFA, em que os vencedores levaram 134 votos, contra os 65 votos da candidatura adversária, do Marrocos.

A delegação brasileira inicialmente indicou apoio à candidatura tripla norte-americana, mas acabou votando pela proposta marroquina. Ainda não se sabe a razão da “virada de casaca” do Brasil.


Até então, as candidaturas vencedoras eram definidas por um comitê deliberativo formado por executivos da própria organização, mas um escândalo de corrupção envolvendo membros do alto escalão da FIFA, em 2015, levou ao novo formato.


Se não outra coisa, a Copa do Mundo 2026 já é a campeã em novidades!


E você, já está de malas prontas ou vai assistir à Copa do Mundo do conforto da sua casa?