Tire seu celular da tomada: acidente com dispositivo mata jovem no Ceará
Tire seu celular da tomada: acidente com dispositivo mata jovem no Ceará
Estudante faleceu após choque elétrico vindo do aparelho que carregava a bateria
Postado em 13/06/2018

Você usa seu celular enquanto ele está na tomada recarregando? Se a resposta for sim, é melhor você repensar essa situação. Na última quinta-feira (7), um jovem de 16 anos faleceu, no interior do Ceará, após ter sido eletrocutado por seu celular, enquanto este recarregava a bateria. O ocorrido se deu numa escola em Tianguá, a 310 km da capital cearense. A vítima, Iago Aguiar Mendes, tinha seu aparelho conectado a um computador do laboratório de informática do colégio, quando recebeu uma chamada. E, ao tentar atendê-la, sofreu a descarga elétrica.


(Iago Aguiar Mendes, de 16 anos, estava em seu colégio quando foi eletrocutado por seu celular)


O episódio, infelizmente, não é um caso isolado. No Rio Grande do Sul, recentemente, uma bombeira voluntária também veio a óbito depois de um incêndio provocado por curto-circuito no seu celular, que estava na tomada. Já na Austrália, a tragédia se deu com uma jovem que levou um choque de seu aparelho enquanto o recarregava e escutava música com fones de ouvido.  


Diante desses acontecidos, especialistas advertem que a prevenção é o melhor remédio, e alertam para o uso de carregadores não-originais. O professor João Carlos Lopes Fernandes, do Instituto Mauá de Tecnologia, é categórico ao afirmar o perigo desses últimos, uma vez que não há garantias do quanto de energia esses carregadores piratas podem fornecer à bateria do celular, o que aumenta em muito os riscos de tragédias como a ocorrida no Ceará.


No final, fica o alerta: não se devem usar os aparelhos conectados a uma rede elétrica - seja na tomada ou no computador. Embora os riscos sejam menores para cabos e carregadores originais, aquele velho ditado ainda vale: o seguro morreu de velho. Então, é melhor não arriscar.


E você, está lendo essa notícia com o celular na tomada?