No sábado (28), um grupo de três pessoas resolveu cometer um crime um tanto quanto inusitado. O trio, formado por dois homens e uma mulher, entrou no Aquário de San Antonio, no Texas, e simplesmente decidiu sequestrar um tubarão. Não fosse absurdo o bastante, eis como eles o fizeram: eles enfiaram as mãos na piscina aberta do aquário, agarraram o animal, embrulharam-no numa coberta molhada, colocaram-no num balde com uma solução de água sanitária e… arrumaram tudo dentro de um carrinho de bebê.
(De início, a polícia local achou que o incidente era uma pegadinha.
Foto: Aquário de San Antonio/Reprodução)
Ao que tudo indica, os sequestradores esperavam passar despercebidos pela segurança do lugar disfarçando a vítima do rapto, um tubarão-chifre chamado Miss Helen, como se ela fosse um bebê. Mas, é claro, eles não foram bem sucedidos. Um funcionário do aquário logo notou o incidente e acionou as autoridades - que, a princípio, mal puderam acreditar no acontecido.
“Quando recebemos a chamada sobre o ocorrido, achamos que era uma brincadeira. Mas parece que realmente alguém foi lá no aquário e roubou um tubarão”, contou Joseph Salvaggio, chefe de polícia de Leon Valley.
Percebendo que haviam sido flagrados, os suspeitos aceleraram o passo e conseguiram escapar num carro.
Mesmo assim, eles não tiveram sucesso na empreitada. Várias pessoas contribuíram para localizar o veículo da fuga, após as filmagens do aquário serem divulgadas nos meios de comunicação locais. Na segunda-feira (30), um dos suspeitos foi preso. Em sua casa, a polícia encontrou uma extensa coleção de vida marinha.
"Quando chegamos na garagem e entramos na casa dele, parecia que estávamos numa réplica do Aquário de San Antonio", relatou Salvaggio.
Por sorte, a pobre Miss Helen estava bem. "[O suspeito] sabia o que estava fazendo e conseguiu manter o animal vivo", disse o policial.
O criminoso agora permanece em custódia, e as autoridades esperam para poder interrogar os outros dois integrantes do grupo.
(Miss Helen é um tubarão-chifre de mais de 40 centímetros. Foto: Aquário de San Antonio/Reprodução)
Quanto a Miss Helen, ela está de volta ao Aquário de San Antonio, “em quarentena e descansando”, conforme declaração do estabelecimento.
Nesta terça (31), em comemoração ao resgate do animal, o aquário escreveu em sua página no Facebook: “Missão Rapto do Tubarão: Mal Sucedida! Bem-vinda à sua casa Miss Helen!”