Vegetarianos somam 14% da população brasileira, segundo Ibope
Vegetarianos somam 14% da população brasileira, segundo Ibope
Cerca de 30 milhões de brasileiros disseram não à carne
Postado em 22/05/2018

Os famosos “comedores de alface” estão, nas últimas décadas, em expansão pelo Brasil. De acordo com pesquisa inédita pelo Ibope, cerca de 30 milhões de brasileiros se afirmam adeptos da dieta vegetariana. O estudo, encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, apontou que 14% da população do país com mais de 16 anos concorda (total ou parcialmente) com a afirmação “sou vegetariano”. 


O levantamento, conduzido entre os dias 12 e 16 de abril deste ano em 102 municípios brasileiros, mostrou também que o índice de vegetarianos cresceu especialmente nas regiões metropolitanas. Em pesquisa feita em 2012, o índice nessas áreas era de 8%; hoje, é de 16% (maior que a média nacional).


Índice de vegetarianos nas regiões metropolitanas é maior que a média nacional


Segundo Cynthia Schuck, coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira, a dieta deixou de ser uma escolha exclusiva de um grupo. “Hoje toda família tem um vegetariano, um vegano”, afirma ela. Schuck analisa ainda que, mesmo que nem todos sejam vegetarianos estritos, o fato de as pessoas se reconhecerem como tal já é positivo. “São pessoas que se identificam e estão no caminho. E, para o mercado, já é um público que conta.”