Veja as imagens impressionantes do Dia Internacional do Ioga pelo mundo
Veja as imagens impressionantes do Dia Internacional do Ioga pelo mundo
Recorde mundial e participação do primeiro-ministro indiano marcaram as comemorações na Índia
Postado em 21/06/2018
Foto: P. Ravikumar/Reuters

Nesta quinta-feira (21), foi celebrada a 4ª edição do Dia Internacional do Ioga, promovida pela representação indiana nas Nações Unidas. Em várias cidades ao redor do mundo, milhares de praticantes da arte milenar saíram às ruas para participar de eventos em comemoração à data. 

O ioga (ou “yoga”) é um exercício que busca a união e a harmonização entre o corpo, a mente e a alma. A prática tem as suas origens registradas há milhares de anos, na Índia, mas apenas foi alçado ao status de sucesso global nas últimas décadas, devido aos benefícios à saúde física e mental trazidos pela sua prática regular.


Praticantes em Nova Deli, capital da Índia. Foto: Saumya Khandelwal/Reuters

Praticantes em Bangalore, capital do estado de Karnataka, Índia. Foto: Manjunath Kiran/AFP 

Além da Índia, seu país de origem, praticantes de mais de 100 países, em vários continentes, também marcaram presença com eventos especiais, que reuniram milhares de pessoas mundo afora. 


O evento que mais chamou atenção ocorreu na cidade indiana de Kota, no estado do Rajastão, no noroeste do país. Organizado pelo guru Swami Ramdev, um dos mais populares do país, o evento entrou para o Livro Guinness de Recordes ao registrar mais de 200 mil pessoas em uma mesma sessão de ioga.





Na cidade de Dehradum, ao norte da Índia e próximo à cordilheira do Himalaia, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi liderou as celebrações. Um dos maiores entusiastas da prática, Modi exaltou o Dia do Ioga como “um dos maiores movimentos de massas na busca de uma boa saúde e do bem-estar”.


 

Mumbai, a maior metrópole da Índia, com quase 14 milhões de habitantes, não poderia ficar de fora das festividades. Por lá, centenas de oficiais da marinha indiana protagonizaram uma cena espetacular, ao praticarem ioga no convés de um porta-aviões ancorado.


Foto: Rafiq Maqbool/AP
 
Foto: Francis Mascarenhas/Reuters

Fora da Índia, o Dia do Ioga também foi comemorado em vários outros países. No Nepal, vizinho da Índia, vários iogues se reuniram em uma altitude de quase 4.000 metros acima do nível do mar para celebrar a ocasião especial.




A agência AFP também registrou, no seu Twitter oficial, fotos de eventos realizados em várias grandes cidades ao redor do mundo, como Paris, Seul e Bangcoc. 




Se o propósito da comemoração foi nos convencer a praticar ioga, essas fotos incríveis certamente terão muito sucesso, não acha? No clima da festividade, namastê e um feliz Dia Internacional do Ioga para você!


Você já teve a oportunidade de praticar ioga? Conte-nos a sua experiência nos comentários!